Vai se preparar para correr provas longas?

Vai se preparar para correr provas longas? 10 km, ou mais? o que levar em conta antes de treinar? É melhor treinar né!!

Quer correr uma meia maratona? Ótima escolha! É a distância perfeita para você sentir que está enfrentando um grande desafio, mas não leva horas de treinamento e não cobra uma carga tão forte do seu corpo e mente.

Mas pera aí. É preciso se preparar, construir musculatura adequada para aguentar, e ter endurance mental!!

Primeira dica, faça seu checkup médico. Evite surpresas.

Segunda dica, procure um educador físico que entenda do assunto. Muito melhor do que ficar pegando planilhas da internet, sem acompanhamento.

Verifique se você tem tempo para treinar. Não dá para ir de 0 a 100 em 10 segundos. Você tbem não vai de 5 km a uma meia maratona em um mês.

Encontre um plano de treinamento que funcione para você. Procure alimentar-se corretamente para este maior volume de treinamentos.

Agende seus exercícios como qualquer outro compromisso
O melhor plano de treinamento é aquele em que você cumprirá. Se você agendar seus exercícios como uma consulta médica ou uma reunião importante, é mais provável que você os realize.

Preste atenção ao seu corpo
O treinamento de meia maratona é difícil. Você sentirá algumas dores. Se você começar a sentir mais do que uma dor aqui ou ali e isso se tornar consistente, não force. Agora não é hora de ignorá-lo. Mantenha seu grande objetivo em mente.

Variedade é a forte da corrida
Correr é um esporte repetitivo que pode facilmente levar a lesões.

Use pelo menos dois pares de tênis de corrida, em boas condições e aos quais você esteja adaptado. Mude a superfície em que você corre (esteiras, cascalho macio, trilhas compactadas, estradas). Varie as velocidades – execuções de recuperação e esforços mais rápidos. Não se esqueça dos dias de descanso. Seu corpo precisa se recuperar de todo o trabalho duro que está fazendo para prepará-lo para percorrer 21 km.

Não defina um tempo como meta, nas suas primeirad provas.
Sua prioridade número 1 é cruzar a linha de chegada. Se der é claro. Participar já é uma enorme conquista. Celebre isso. Aproveite. Ao cruzar a linha de chegada da sua primeira meia maratona, lembre-se de levantar os braços bem alto na vitória. Você estabeleceu uma meta, fez o trabalho e conseguiu algo incrível. Orgulhe-se de sua realização!

E então você pode começar a planejar o seu segundo, porque provavelmente ficará viciado.

Enfim, venha bater um papo: