Dores Nas Costas e Exercícios

Dores Nas Costas e Exercícios

Uma das queixas mais comuns no consultório: “fui jogar tênis e estou com dor nas costas, fui correr e estou com dor nas costas”.
Na maioria dos casos, o esportista se esqueceu de preparar a coluna para a atividade, e para o dia-a-dia.
Antigamente, as hérnias e protusões dos discos eram motivo para retirar o paciente permanentemente da atividade. Hoje em dia, fisioterapia seguida de um bom programa de exercícios para as costas reabilitam a coluna e aliviam a dor nas costas. O mesmo deve ser controlado e gradual, e sob medida para cada indivíduo.

Benefícios do exercício
Quando feitos de maneira controlada e progressiva, os exercícios para o alívio da dor nas costas têm muitos benefícios, incluindo:
Fortalecimento dos músculos que sustentam a coluna, removendo a pressão dos discos vertebrais e articulações, aliviando a rigidez e melhorando a mobilidade.
Melhora da circulação para distribuir melhor os nutrientes pelo corpo, incluindo os discos espinhais.
Liberação de endorfinas, que podem aliviar a dor naturalmente. A liberação frequente de endorfinas pode ajudar a reduzir a dependência de medicamentos para a dor. Podem também elevar o humor e aliviar os sintomas depressivos, um efeito comum da dor crônica.
Minimização da frequência de episódios de dor nas costas ou pescoço e reduzindo a severidade da dor quando ela ocorre.

Um treino equilibrado deve incluir uma combinação de alongamento e fortalecimento, bem como exercícios aeróbicos que elevem a frequência cardíaca.

Venha bater um papo
Av. Moema, 170 – conj. 133 13º andar – Moema – São Paulo
Tel: (11)50511913 | 50515435
WhatsApp: (11)962212109
Visite nosso site:

Home