Dicas de Saúde e Imunidade

Dicas de Saúde e Imunidade

Sendo médico do esporte, o remédio que mais prescrevo é o exercício e a atividade física.

O exercício regular pode melhorar quase tudo, desde a saúde mental, com melhora do humor, a saúde dos ossos e músculos, a manutenção ou perda de peso, onque trata ou previne uma série de doenças, enfim, os prós são muito maiores do que os contras. O bom treinamento físico consistente e a longo prazo pode reduzir o risco de certas doenças, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.

O exercício também pode melhorar a imunidade e evitar que você fique doente.
Ao se exercitar, você sinaliza seu sistema imunológico para entrar em ação. Como suas células imunológicas respondem depende de vários fatores, incluindo:

Que tipo de exercício você faz
Quão intenso é esse exercício
Quanto tempo você se exercita
Outros fatores, como o quão hidratado você está
O tipo certo de treinamento pode ajudar seu sistema imunológico a combater bactérias, vírus, fungos e outros invasores que podem deixá-lo doente. Não sabemos ao certo como, mas os cientistas têm algumas idéias. O exercício regular pode ajudar, porque:

⁃ Os Anticorpos e glóbulos brancos circulam mais rapidamente para que possam detectar doenças mais cedo.
⁃ Modulam a secreção dos hormônios do estresse. Hormônios de menor estresse podem protegê-lo de ficar doente.
⁃ O exercício regular também pode reduzir o número de resfriados. Em um estudo, as mulheres na pós-menopausa que andaram 30 minutos diariamente por um ano tinham metade do número de resfriados do que aquelas que não se exercitavam.
⁃ A chave para obter esses benefícios imunológicos é treinar corretamente. Quantidades moderadas de exercício podem apoiar a imunidade. Em contra-partida, exercícios de endurance, em níveis exagerados, como correr uma maratona, podem enfraquecer o sistema imunológico e aumentar a inflamação. Nada contra esta atividade. Apenas entenda os riscos
⁃ Alimentação saudável, mais rica em proteínas e vitaminas, ajudam também o sistema imune

O momento é difícil, mas vai passar. Decida como você vai sair desta pandemia. Alguns pacientes tem se exercitado bastante, e sairão tão bem ou melhores.