O Quadril – Prevenção e Tratamento de Problemas

Todo mundo já ouviu falar de artrose do quadril, uma condição que não é rara, especialmente na meia idade para frente. O que todo mundo esquece é a prevenção de problemas, talvez por não saber o que fazer.

O quadril está literalmente no centro do corpo, e a articulação fêmoro-acetabular é fundamental para caminhar, correr, sentar e levantar, a lista é longa.

Para prevenção de problemas, precisamos considerar os fatores de risco hereditários e os adquiridos. Por exemplo, se na sua família, a artrose de quadril é frequente, fique de olho.

Pessoas com sobrepeso e obesidade sobrecarregam o quadril, gastando sua articulação precocemente. Ainda, o uso prolongado de certas medicações pode contribuir.

Mas o que vejo muito, por ser médico do esporte, é o mau uso do quadril, especialmente em certas atividades esportivas.

Então, abandonar tal atividade?? Não necessariamente. Muitas vezes, um programa de fortalecimento da musculatura à volta do quadril já ajuda na prevenção. Também, a mudança do gesto esportivo, e até dos calçados utilizados.

Hoje em dia, o diagnóstico precoce de lesões do quadril em esportistas, principalmente do “impacto femoro-acetabular”, pode levar à correção precoce do problema, e à volta para a atividade esportiva sem problemas.

Dor na bacia, no quadril, na virilha, ou até mesmo um incômodo, podem ser sinais de que algo não vai bem.

O tratamento precoce então é fundamental. E mesmo que seu quadro seja mais avançado, hoje existem diversas alternativas que lhe permitem voltar a uma vida “sem dor”, o mais normal possível.

Agende um bate-papo
Av. Moema, 170 – conj. 133 13º andar – Moema – São Paulo
Tel: (11)50511913 | 50515435
WhatsApp: (11)962212109

Olá, podemos ajudar ?