Esportes em Ambientes Abertos no Frio – Cuidados e Dicas

Esportes em Ambientes Abertos no Frio
Cuidados e Dicas

Baixas temperaturas exigem atenção especial ao praticar exercícios.
Além da perda de performance devido ao maior consumo energético, existe o raro risco de hipotermia. Embora rara no Brasil, esportes aquáticos, roupas molhadas e inadequadas, desidratação e fadiga podem potencializar o risco. Mas deixemos isto para o fim.

Lembre-se que 70 por cento da energia que produzimos vira calor. Então o “gesto esportivo” esquenta, em graus variados. Precisamos equacionar uma maneira de não super aquecer, e também de não jogar todo este calor fora, e “congelar”.

Vestimentas
Fazemos isto usando “trajes inteligentes”, sabendo abrir e fechar casacos. Por exemplo, fiz uma meia-maratona na neve. Com roupas quentes, que permitiam o escape donsuor sem molhar. E com um quebra-vento por cima. Várias vezes tirei o quebra-vento (que era muito leve) e o joguei numa backpack muito leve, também.

Respiração
Outro aspecto é a respiração. Aí muito importante não inspirar pela boca, pois perdemos o aquecimento e a filtragem. Fácil falar. Tenho rinite e respiro muito pela boca. Aí vai bem uma pescoceira (buff) ou nos tempos atuais, uma máscara.

Hidratação e Nutrição
Devido ao ambiente seco geralmente presente em climas frios, a hidratação é extremamente importante. Uma quantidade significativa de líquido corporal pode ser perdida e, como o suor pode evaporar mais rapidamente do que em um ambiente quente, você pode não ter uma indicação clara de quanto líquido está realmente perdendo. Sempre comece seu treino adequadamente hidratado e beba conforme a sede.

Para treinos longos, use boas fontes energéticas. Mix de frutas / nozes embaladas, barras energéticas são fáceis de transportar para lanches ricos em carboidratos, gorduras e proteínas. Líquidos aquecidos podem também ajudar (mas evitar bebidas alcoólicas). Enfim, treinar no frio pode ser “quentinho e divertido”. Basta se adequar.

Por fim, a hipotermia pode acontecer. Desde tremores incontroláveis até sintomas mais sérios podem surgir. Saia do frio, fique a seco e procure atendimento/socorro se progredir. Mais a respeito num próximo post

Venha bater um papo

Olá, podemos ajudar ?