Os 10 Mandamentos Para Exercícios e Esportes Com Qualidade

Esportes e exercícios fazem bem para a saúde? Claro que sim. Entretanto boa parte dos pacientes que atendo vem de lesões causadas por estes. E agora??

Por exemplo, Joselito começou a correr. Adorou. Correu tanto que arrumou uma fratura na tíbia. Tudo porque simplesmente não dosou e nem se preparou para tal!!

Qualquer pessoa pode começar a caminhar com segurança, e exercícios leves a moderados costumam ser bons para adultos saudáveis. Agora, é importante conversar com seu médico e fazer um checkup, antes de iniciar um programa de exercícios ou novo esporte, especialmente se você não tem praticado atividades físicas recentemente.

Aqui vão os 10 mandamentos básicos para qualquer atividade:

1 – Faça de cinco a dez minutos de aquecimento, antes da atividade, e desaquecimento no final. Basicamente para aquecer a musculatura e dar um start no coração.
2 – Planeje começar devagar e aumentar seu nível de atividade gradualmente, a menos que você já esteja se exercitando com freqüência e vigor.
3 – Esteja ciente de que treinar muito ou com muita frequência pode causar lesões por excesso, como fraturas de estresse, lesões nas articulações, músculos e tendões. Certos esportes podem causar as LER (lesões por esforço repetitivo) de certas partes do corpo – como natação (ombros), corrida (joelhos, tornozelos e pés), tênis (cotovelos) – Uma mistura de diferentes tipos de atividades, fortalecimento específico das áreas usadas e descanso suficiente ajudam a evita-las.
4 – Ouça seu corpo. Não faça exercícios quando estiver doente ou muito cansado. Reduza se perceber que não está terminando bem uma sessão de exercícios.
5 – Se você parar de se exercitar por um tempo, volte para um nível inferior de exercício e retome progressivamente. Se você estiver fazendo treinamento de força, por exemplo, levante pesos mais leves ou faça menos repetições ou séries.
6 – Lembre-se de beber bastante água e da reposição de eletrólitos e carboidratos em treinos prolongados. E de uma boa ingestão de proteínas. Sob orientação.
7 – Escolha roupas e calçados adequados para o seu tipo de exercício. Substitua os calçados periodicamente, pois vão perdendo amortecimento.
8 – Para o treinamento de força, a técnica é essencial. É melhor um exercício bem feito com menos carga.
9-Praticar exercícios vigorosos em condições de calor e umidade elevados pode causar superaquecimento e desidratação graves. Diminua o ritmo quando a temperatura passar de 24 C. Nos dias em que se espera que o termômetro alcance 27 ° C, faça exercícios durante as horas mais frias da manhã ou da noite ou em uma academia com ar-condicionado. Fique atento a sinais de superaquecimento, como dor de cabeça, tontura, náusea, desmaio, cãibras ou palpitações.
10 – Vista-se adequadamente para os treinos em climas frios para evitar a hipotermia. Dependendo da temperatura, use camadas que você pode descascar durante o aquecimento. Não se esqueça das luvas, se necessário.

Depois de tudo isto, vem aquela dorzinha rss. A dor muscular tardia, que começa 12 a 24 horas após o treino e diminui gradualmente, é uma resposta normal ao esforço dos músculos. Por outro lado, dores musculares persistentes ou intensas que começam durante um treino ou logo depois, ou dores musculares que persistem por mais de uma a duas semanas, merecem uma consulta ao seu médico.

Bons treinos

Agende um bate-papo