Melhorando Sua Imunidade – Dicas

É só falar em imunidade que todo mundo pensa em suplementos, que por definição é algo que visa “suplementar” o que falta. Nem sempre necessários com um estilo de vida saudável. O sistema imunológico é incrivelmente complexo. Tem que ser forte e sofisticado o suficiente para combater uma variedade de doenças e infecções, mas não tão forte que reaja de forma exagerada – vide o que acontece na fase 2 da Covid. Existem hábitos de estilo de vida diários que irão ajudar a dar ao seu sistema imunológico o que ele precisa para combater uma infecção ou doença:

1. Mantenha uma dieta saudável. Proteínas são fundamentais, além de verduras, frutas e legumes, que irão fornecer vitaminas, eletrólitos e outros componentes essenciais.
2. Pratique exercícios regularmente. Melhoram a produção de anticorpos. E ajudam na produção das famosas citocinas, sinalizadoras celulares, entre outras coisas, de imunidade. Além disto, a boa qualidade do seu sistema cardiovascular é fundamental no combate à infecção
3. Hidrate-se bem. O sistema circulatório é a super rodovia por onde tudo transita, inclusive os anticorpos e células de defesa.
4. Durma bastante. O sono é reparador. Uma das coisas que sempre enfatizo com esportistas, é a importância do sono, para reparar células “desgastadas” após treinos fortes ou competições.
5. Minimize o estresse. O estresse piora a produção de citocinas, a regeneração celular, e sobrecarrega o sistema cardiovascular, entre outras coisas.

Uma última palavra sobre suplementos
Não faltam suplementos que afirmam que podem estimular o sistema imunológico – mas tome cuidado com essas promessas. Em primeiro lugar, não há evidências de que os suplementos realmente ajudem a melhorar seu sistema imunológico ou suas chances de lutar contra uma infecção ou doença.

Um mau exemplo, pessoas se entupindo de vitamina C, que é facilmente obtida com uma boa alimentação. E o excesso pode fazer o corpo necessitar de “uma megadose” para funcionar. Enfim, uma eventual suplementação precisa de orientação profissional.

Agende um bate-papo