Melatonina – Sinalizando o Sono e a Saúde – Quem é?

Conhecida principalmente como uma alternativa para “ajudar a dormir”,
melatonina é um derivado do aminoácido triptofano e do neurotransmissor serotonina. Frequentemente chamada de “hormônio do sono”, a melatonina aumenta em nosso corpo durante a última parte do dia, sinalizando que é hora de dormir. Ela não funciona como os “indutores do sono”, e para um bom resultado, requer que você se prepare para dormir, apagando ou baixando a luz ambiente, evitando uso de celular e tv, etc.

Além de sinalizador do sono, a melatonina tem propriedade antioxidante, da qual podemos nos beneficiar. A mesma está presente em uma série de alimentos, incluindo nozes, bananas, cerejas, tomates, laticínios e até cerveja, entre outros.

Por estas propriedades, é usada como coadjuvante e na prevenção de uma série de problemas de saúde e doenças, como Alzheimer e depressão.

A produção natural de melatonina diminui com a luz do dia, outros fatores, incluindo envelhecimento e luz azul do computador ou dispositivos, quando usados ​​à noite.

Mas calma, ela pode ser comprado como um suplemento em uma variedade de dosagens e ajuda o corpo de muitas maneiras importantes, incluindo:

– Melhora da saúde dos olhos
– Melhora a duração e a qualidade do sono
– Redução do estresse oxidativo no corpo
– Melhora do sistema imunológico
– Ajuda na regeneração do cérebro e neuroplasticidade
– Fortalece a barreira hematoencefálica
– Ajuda na recuperação de condições neurológicas, como Alzheimer, doença de Parkinson, Epilepsia
– Ajuda com o ajuste do fuso horário (jetlag)e outros distúrbios do sono
– Pode melhorar a qualidade do sono
– Ajuda no tratamento da ansiedade, depressão e bipolaridade.

Enfim, converse com seu médico a respeito. A dose de suplementação, caso necessária, é muito pessoal e tem de ser testada sob orientação.

Agende um bate-papo.