Bebidas Energéticas e o Mergulho

As bebidas energéticas são amplamente promovidas como produtos que aumentam a energia e melhoram o estado de alerta mental e o desempenho físico. Exageradamente consumidas por esportistas e até jovens em baladas, podem causar riscos importantes à saúde. E o mais incrível é ver mergulhadores utiliza do as mesmas.

Dentre os possíveis benefícios (pois algumas são verdadeiras caixas pretas), podem melhorar a resistência física, mas há menos evidências de qualquer efeito na força ou potência muscular. As bebidas energéticas podem aumentar o estado de alerta e melhorar o tempo de reação, mas também podem reduzir a firmeza das mãos.
As quantidades de cafeína em bebidas energéticas variam amplamente, e o conteúdo real de cafeína pode não ser identificado facilmente. Algumas bebidas energéticas são comercializadas como bebidas e outras como suplementos dietéticos. Não há exigência de declarar a quantidade de cafeína no rótulo de qualquer tipo de produto. Além de outros estimulantes e substâncias que podem alterar a circulação.

Riscos para mergulhadores
A maioria dos energéticos aumenta a frequência cardíaca, além de potencializar arritmias. Podem gerar tremores musculares e descoordenação motora. Agora, imagine tudo isto debaixo dá água, onde não precisamos de mais performance, mas de precisão, cabeça clara etc.

O tão desejado menor consumo de ar vai para o beleléu com energéticos. Você gastará mais, tenderá a reter gás carbônico e poderá entrar em pânico, com risco de acidente de mergulho. Além disto, ao causar alterações circulatórias, você pode aumentar o risco de doença descompressiva.

A sensação de formigamento que alguns destes causam pode também gerar confusão com sintomas de doença descompressiva, e a vasodilatação te fará perder calor para a água.

Resumindo, é sua decisão usar energéticos para exercícios (sabendo os riscos), e uma imbecilidade usá-los para mergulhar!!

O mergulho é uma balada do bem, atividade contemplativa e não competitiva. Curta a atividade!!

Agende um bate-papo