“Medicina do Esporte é uma especialidade que inclui segmentos teóricos e práticos da medicina com o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar.”

1977, Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS)

“A Medicina do Esporte é uma especialidade que trabalha com conteúdo específico, não contemplado ou apenas parcialmente contemplado em outras especialidades médicas, utilizando o exercício e a atividade física como instrumentos de promoção da saúde e da qualidade de vida.“

Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte

A Medicina do Esporte é uma especialidade reconhecida no Brasil pela Associação Médica Brasileira, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Comissão Nacional de Residência Médica.

O especialista em medicina esportiva atua na estimulação da prática regular de atividade física, não apenas para competição, mas também para atividades recreacionais,  importante na prevenção e tratamento de doenças como asma, diabetes,  osteoporose, hipertensão arterial, obesidade, doenças cardiovasculares, depressão e na longevidade com qualidade de vida.

Atua também no Trauma Desportivo ao proteger o atleta de lesões e proporcionar um bom atendimento quando lesionado, visando o rápido retorno às atividades, com segurança e evitando a reincidência ou novas lesões.

* É importante ressaltar que a Medicina do Esporte não lida somente com atletas de alto rendimento. Este é somente um dos segmentos da especialidade.

 

Veja também: